16/10/2009

A Concentração do Atleta




Umas das coisas mais importantes na prática da Educação Física é a concentração, isto é, o preparo mental para uma atividade física.
Tour De France Cycle Race Triaixe France
Image: Tom Curtis / FreeDigitalPhotos.net
Assim, para aprender um novo movimento, inicialmente procure fazê-lo lentamente, prestando atenção na sequência correta. Durante os exercícios esteja atento para as menores reações de seu corpo. Verifique se o impulso para o movimento está adequado, se a posição do corpo está correta, se o rítmo está constante.
Com essas observações você vai organizando os movimentos, isto é, vai adquirindo maior coordenação nos movimentos. E é isto que lhe dará a segurança necessária para se aperfeiçoar constantemente.
Através da concentração fazemos com que nossos músculos, nossos sentidos e nossa mente trabalhem em conjunto e realizem movimentos mais perfeitos.
Você deve se concentrar quando for realizar uma prova. Procure visualizar-se fazendo todos os movimentos perfeitamente.
Por esemplo: antes do início de uma corrida, visualize-se correndo perfeitamente e chegando em primeiro lugar; no salto em altura sinta que a altura é mínima e que a transposição do sarrafo é certa; no arremesso sinta quie o peso da pelota é mínimo e que pode arremessá-la a grande distância.
Assim, você estará atento para os mínimos detalhes e, não cometendo falhas, certamente alcançará bons resultados.
Fonte: Trabalho Dirigido de Educação física, Hudson Ventura Teixeira










Nenhum comentário: