11/06/2009

Biotipologia, o que é?







"No começo do século XX, esse estudo foi dinamizado por grandes pensadores, como Rudolf Steiner (antroposofia), Freud (psicanálise), Jung e outros. Podemos, também, encontrar definições como renal, hepático, cardíaco e pulmonar."
Image: Francesco Marino / FreeDigitalPhotos.net




A biotipologia estuda o indivíduo de acordo com as suas características físicas e emocionais e, por intermédio de testes com alimentos, combinados com a observação dessas características, é identificado o seu biotipo. 
 Os biotipos 
São 4 os biotipos: pulmonar, renal, cardíaco e hepático. O indivíduo de biotipo pulmonar, por exemplo, concentra as suas energias principalmente nos pulmões. Cada biotipo apresenta um temperamento em particular. O biotipo renal procura a convivência grupal, por meio da qual se fortalece; o hepático, por ser super honesto, busca sempre a verdade e assim cada biotipo com suas características.
Combinações alimentares 
A parte prática disso tudo são as combinações alimentares relacionadas para cada biotipo. Essas combinações tem suas origens em um estudo da Medicina Constitucional Coreana e da Medicina Tradicional Chinesa.Assim o indivíduo que passa a consumir somente os alimentos que são recomendados para o seu biotipo alcança ótimo bem estar, equilíbrio físico e emocional.Por exemplo, o indivíduo do biotipo pulmonar pode comer amendoim, por outro lado, esse alimento não é recomendado para o do biotipo cardíaco; alimentos com trigo não são recomendados para os do biotipo hepático e os derivados do milho não são recomendados para os do biotipo pulmonar.
"A Medicina Tradicional Chinesa conceitua que "não existe doença, mas sim organismo doente em função dos estados emocionais negativos". Assim, entende-se que para cada dor/doença existe uma emoção." (Do livro)
O livro sobre o assunto
Competentes estudiosos desse assunto são os Professores Carlos Alberto Beretta e Hélio Fernando Ferreira Cyrino que escreveram um livro  -Biotipologia Um Estudo da Essência Humana. 
"O livro, descreve, no primeiro tópico, os biotipos com suas características físicas e emocionais. No segundo, a relação entre os cinco elementos, os canais de energia e os órgão de choque da Medicina Tradicional Chinesa e os biotipos.No terceiro, relaciona os chakras da Medicina Indiana, a Medicina Chinesa e os estados do desenvolvimento psicossexual com os biotipos." (Do livro). "Todos os conceitos abordados não são de fácil compreensão, devido à sua imaterialidade; no entanto, podem ser um eficiente instrumento para que se olhe o homem sob o aspecto físico, emocional/mental, espiritual, a fim de compreendê-lo sob uma nova ótica."(Do livro).
Os estudiosos do assunto  O Prof. Carlo Alberto Beretta , que tive o prazer de conhecer pessoalmente quando fiz a consulta para a identificação do meu biotipo, "mantém uma clínica de biotipologia em São Paulo e atende a grupos nas cidades de São Paulo (Av. Paulista) Campinas e de algumas do Estado do Rio de Janeiro, além de fazer palestras em faculdades, empresas e clubes de serviço. Foi instrutor do Departamento de Fisioterapia da Universidade de São Carlos, ministrando os seguintes cursos de extensão universitária: "Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa e Aplicações" e "Fundamentos da Biotipologia Humana e Aplicações". Palestrante convidado com o tema "Biotipologia" na Conferência Mundial de Saúde em Cuba - 1999." (do livro) "O Dr. Hélio Fernando Ferreira Cyrino é Bacharel e licenciado em Matemática e em Pedagogia.Especialização em "High Technology Methods in Education" - State University of New York. Pós graduação em "Modelagem Matemática em Ensino - Aprendizagem e em Yoga. Membro da Associação Campinense de Psicanálise. Autor de vários livros nas áreas matemática, filosofia e saúde." (do livro). 
Assista aqui uma de suas palestras.
Para marcar um atendimento: 
Local:  São Paulo, Av paulista.
marcar no tel 3919 -1543 ou cel 11-99256-8101
Fonte: www.facebook.com/Biotipologia

8:56 minutos de aula de biotipologia (aula inicial):




Atualizado em 09/03/2019.






4 comentários:

MARTA disse...

pls gostaria de saber onde e
anda o sr. beretta? gostaria de uma consulta com ele.....tks

Paulo Roberto disse...

Olá Marta!
Obrigado pela sua visita!

Ele faz palestras sobre o assunto em diversas cidades.
Você pode fazer contato acessando o link abaixo:

http://www.biotipologia.com/quem_somos.php

Unknown disse...

Boa tarde. Gostaria de saber onde atende no Rio de Janeiro? Muito interessante. Gotaria de me consultar, pois, não sei em qual me encaixo. Acho que e todos... rs.
Preciso de orientação. Desde de Já, agradeço pela atenção.

Paulo Roberto disse...

Olá, Fábio!
Você pode obter informações no site deles www.biotipologia.com, clicando em Contato.