09/10/2009

Curiosidades do Sistema Nervoso






O Sistema Nervoso é formado por tecido muito delicado e complexo: o tecido nervoso. Está dividido em Sistema Nervoso Central, Sistema Nervoso Periférico e o Sistema Nervoso Autônomo.
Image: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net
Neurônio

Nervous System / Sistema Nervoso
Nervous System / Sistema Nervoso,
upload feito originalmente por CGoulao

O Central compreende o Encéfalo e a Medula; o Periférico, os Nervos Cranianos e Raquidianos e o Autômo subdivide-se em Simpático e Parassimpático.


O Parassimpático na sua quase totalidade, é representado pelo nervo Vago, que inerva todas as vísceras até o intestino grosso na sua parte mais alta, mais ou menos. Tem uma ação moderadora.


O Simpático constitui-se por uma cadeia de gânglios e nervos próximos à coluna vertebral, denominada Tronco Simpático. Sua ação é excitadora.


Tomando por exemplo o sistema circulatório, se, por qualquer circunstância, predominar a ação do simpático, o coração baterá cada vez mais rápido (taquicardia), podendo caminhar para uma insuficiência de oxigenação e infarto. Se, pelo contrário, sobresair a ação do Vago (Parassimpático), ele baterá cada vez em rítmo mais lento, podendo chegar até à completa paralização.

O Vago e o Simpático funcionam com um antagonismo que mantém o equilíbrio interno, automaticamente, equilíbrio esse que é a saúde.

Para cada fato que ocorra há uma solução própria, uma reação, uma resposta especial, proveniente do cérebro para o ponto do organismo em que o fato ocorreu. Por exemplo, no caso de ferimento na ponta de um dedo da mão esquerda, a notícia vai diretamente ao cérebro e este responde também diretamente para essa região, reagindo segundo as conveniências e circunstâncias próprias do momento.

Ainda dentro do Sistema Nervoso podem ser estudados os órgãos cujas funções é a captação dos estímulos do meio ambiente, órgãos da sensibilidade especial, que são: visão, audição, tato, gustação e olfato
Fonte: Passes e Radiações, Edgard Armond (adaptação)







3 comentários:

giovana disse...

jente esse saite e´muito bom!!!!!:)

Transformice ">> disse...

Esse site é muito bom e me ajudou muito :)

Paulo Roberto disse...

Obrigado pessoal! No caso deste artigo, transfiro os elogios a Edgard Armond.